A soja, também conhecida como feijão-soja, é uma semente oleoginosa, rica em proteína vegetal, que pertence à família das leguminosas, sendo muito consumida nas dietas vegetarianas, veganas e para perda de peso, pois é ideal para substituir a carne.
A soja traz diversos benefícios para saúde como:
Reduzir o risco de doenças cardiovasculares
A soja é rica em antioxidantes como o ômega-3 e as isoflavonas, além de ser rica em fibras, que em conjunto ajudam a diminuir o colesterol total, LDL e os triglicerídeos. Esta semente também previne o surgimento de trombose, evita a formação de placas de gordura nas artérias e ajuda a regular a pressão arterial. Desta forma, o consumo frequente da soja pode ajudar a diminuir o risco da pessoa ter doenças no coração.
Aliviar os sintomas da menopausa e TPM
As isoflavonas têm uma estrutura e atividade semelhante ao estrogênio encontrado normalmente no corpo. Por este motivo, pode ajudar a regular e a equilibrar os níveis deste hormônio, aliviando os sintomas comuns da menopausa, como o calor excessivo, o suor noturno e a irritabilidade, assim como pode ajudar a diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual, conhecida como TPM.
Prevenir certos tipos de câncer
Além das isoflavonas e do ômega-3, a soja também possui compostos chamados ligninas, os quais têm ação antioxidante, protegendo as células do corpo contra os efeitos dos radicais livres. Por esse motivo, o uso de soja está associado à prevenção do câncer de mama, próstata e cólon.
Cuidar da saúde dos ossos e pele
O consumo desta leguminosa também pode ajudar a fortalecer os ossos, pois diminui a eliminação de cálcio na urina e, desta forma, previne doenças como osteoporose e osteopenia. E ainda, o consumo de soja também ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, pois estimula a produção de colágeno e de ácido hialurônico.
Regular o nível de açúcar no sangue e ajudar na perda de peso
Por conter fibras em sua estrutura, a soja pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue, porque retarda a absorção do açúcar no sangue, ajudando a controlar a diabetes. Além disso, a fibra e as proteínas presentes na soja ajudam a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo o apetite e favorecendo a perda de peso.
Comments