Quando chega as estações mais frias do ano, normalmente o consumo de água cai consideravelmente. Seja pela falta de hábito, ou pela própria falta de vontade de hidratar-se. No entanto, é necessário continuar atento a esse aspecto mesmo no frio, porque a ingestão de água regula a temperatura corporal e transporta nutrientes no organismo.
Como sabemos que é mesmo difícil continuar se hidratando de maneira apropriada neste período, separamos dicas que irão te ajudar a beber mais água no inverno.
Deixe sempre uma garrafinha por perto
Manter uma garrafinha de água por perto pode ser útil, uma vez que a visualização deste item não te deixará esquecer de beber água.
Outra vantagem de fazer isso no frio é que, deixando a água em temperatura ambiente, a ingestão pode se tornar um ato bem mais confortável.
Aproveite a era digital
É inegável que os smartphones facilitaram nossa vida. Hoje em dia, graças a essa tecnologia, há aplicativos para quase todo tipo de coisa que possamos imaginar.
Aplicativos que podem facilitar a hidratação não são uma novidade. Na categoria “Saúde e Fitness” das principais lojas de apps, há boas opções de aplicativos grátis que conseguem lembrá-lo de beber água.
Caso você não seja um expert no uso dos aplicativos, não se preocupe, definir alguns alarmes ao longo do dia pode ser o suficiente para lembrá-lo.
Experimente águas saborizadas
Se você acha que a tarefa de beber água mineral pura sem sentir sede é algo “sem graça demais”, o preparo de águas saborizadas pode ser de grande ajuda.
Além de dar gosto a água, as frutas usadas no processo de saborização da água podem fornecer excelentes substâncias protetoras da imunidade, que no inverno costuma ficar comprometida.
Fique atento: sucos naturais e chás não substituem completamente a água mineral.
Embora o maior consumo de sucos naturais sem açúcar possam ajudar na hidratação, o consumo da água mineral jamais deve ser deixado de lado.
Tenha preferência por alimentos ricos em água
Como já dissemos, nada substitui a água na hora de se hidratar. Escolher alimentos ricos em água, porém, pode aumentar o grau de hidratação do organismo.
Pepinos, melancia, alface, tomates e até mesmo uma sopa ou um caldo são boas opções ao escolher o cardápio.
Estabeleça metas
Estabelecer metas sobre certa quantidade de água a ser consumida diariamente pode auxiliá-lo a beber mais água no inverno.
Para isso, crie quantidades a serem ingeridas até determinado horário, como, por exemplo, duas garrafinhas de água antes do almoço.
Crie o hábito de beber água
Criar o hábito de beber água é talvez o principal ponto para uma boa hidratação no outono ou inverno. Tornar o ato parte da rotina permite que o comportamento simplesmente flua sem nenhum tipo de obrigação consigo mesmo.
Você pode tentar lembrar de beber água todos os dias antes de ir para cama até que isso se torne uma atitude automática, por exemplo. Chegará um momento em que você sentirá grande incômodo se não beber água antes de dormir.
Beber água é importante em todas as estações do ano. No outono e inverno entretanto, devemos redobrar o cuidado, pois é nessa temporada que estamos mais susceptíveis a perder mais líquidos sem perceber.
Comments