Toda brincadeira, seja individual, coletiva, com o próprio brinquedo ou com outros materiais, permite que a criança possa criar situações imaginárias das quais podem surgir elaborações importantes para o seu desenvolvimento.
Neste momento de prevenção e cuidados com a saúde, brincar também é uma oportunidade de conexão. É necessário trazer para esse momento um convívio mais leve para os pequenos, evitando inclusive que tenham contato com aparelhos eletrônicos que podem fazer mal a saúde.
Veja dicas de brincadeiras para distrair as crianças e também os adultos sem precisar sair de casa:
Contar Histórias;
Através da leitura coletiva de um livro infantil, ou até mesmo fazer o uso da imaginação e inventar a história na hora mesmo. O que vale é todos participarem e usar a criatividade.
Acampamento;
No quintal, na sala ou no quarto, utilizando duas cadeiras e um lençol é possível recriar uma cabana e fazer o uso da imaginação.
Caça ao Tesouro;
Para estimular a curiosidade e o espírito de aventureiro, esconda objetos ou brinquedos ao redor da casa, em lugares seguros e que a criança já tenha o costume de frequentar. Faça um mapa para guiar e também dê dicas, as crianças vão amar a brincadeira!
Telefone sem fio;
Há duas formas de se brincar: Você pode usar duas latas vazias com um furo em ambas e um barbante passando também sobre os dois furos.
Ou brincar apenas tapando a boca com a mão e dizer uma frase ou contar uma história no ouvido de alguém, cada um irá repassar a história até chegar na última pessoa, conforme isso for acontecendo a frase vai se modificando. Certamente provocará muitas risadas.
Gato mia;
Coloque uma venda nos olhos da criança escolhida. Quem está vendado deve procurar os que estão ao redor, e o único meio que ela tem para descobrir onde estão é através dos “miados”. Vale lembrar que é necessário um lugar seguro para se brincar.
Amarelinha;
Uma das brincadeiras mais clássicas. Com um giz, desenhe o quadro e os números a ser pulado pelas crianças, cada jogador precisa de uma pedrinha.
Comentários