Os conservantes, de forma geral, são substâncias químicas que são adicionadas a um alimento industrializado com o propósito de aumentar o seu tempo de vida útil. Essas substâncias podem ser naturais ou sintéticas.
Eles atuam diretamente no produto, protegendo-o de bactérias, fungos, leveduras e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas que possam tornar o item impróprio para consumo.
É por isso que a maioria possui, em sua composição, conservantes com ações bacteriostáticas, ou seja, que apenas impedem o crescimento de micro-organismos que possam estragar o produto.
Porém alguns conservantes podem matar esse micro-organismo.
Conheça alguns conservantes naturais, e suas principais vantagens.
Conservantes naturais que podem ser usados em casa:
Vinagre: é considerado um ótimo conservante natural, especialmente para os vegetais (pepino, repolho, cenoura, cebola etc.).
Limão: tem poder bactericida e antioxidante, que se explica pelo seu elevado teor de ácido cítrico, que é cerca de 5 a 7%, independentemente do tipo do limão.
Sal: esse é um conservante natural famoso desde os primórdios e que ajuda a preservar o peixe e a carne, por exemplo. Através da osmose, o sal suga toda a água dos micro-organismos, impedindo que estes se proliferem.
Açúcar: assim como o sal, age através da osmose, preservando alimentos doces, como geleias, por exemplo.
Alecrim: além de proporcionar delicioso aroma e sabor, o alecrim pode ser utilizado puro como tempero ou conservante natural se você quer que o alimento dure mais alguns dias na geladeira.
Cravo-da-índia: combate a oxidação da gordura, que é uma das principais razões para que os alimentos estraguem. Esse é um antioxidante natural e, além disso, é uma boa opção para a indústria de alimentos, pois não afeta as características do produto.
Orégano: o extrato natural de orégano é um eficiente antioxidante que pode ser utilizado em produtos cárneos, tornando-os mais saudáveis.
Vantagens
· A alimentação fica 100% natural;
· Protege o alimento;
· Não fazem mal a saúde;
· Não afetam as propriedades físicas e nutritivas do alimento;
· Muitas vezes conferem um aroma natural a sua comida.
Comments