O Dia Nacional do Doador de Sangue foi criado com o objetivo de agradecer aos doadores de sangue e de sensibilizar a população sobre a relevância do ato.
Doar sangue é doar vida, esperança e futuro. Os estoques dos bancos de sangue precisam estar abastecidos para atender tanto quem estiver em situação de emergência (após um acidente, por exemplo) quanto quem tiver necessidade de bolsas de sangue de tempos em tempos (devido a tratamentos e internações de longo período). A falta de bolsas de sangue pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos fundamentais como a quimioterapia.
Veja apenas algumas das centenas de razões para ser um doador de sangue a partir de hoje:
1 - Uma doação de sangue pode salvar até 4 vidas
Após a coleta, o conteúdo da bolsa é fracionado em componentes sanguíneos que são examinados para que haja a certeza de que não existe doenças. Se tudo estiver certo, os componentes são liberados e podem ser usados em até quatro pessoas, ou seja, podem salvar quatro vidas!
2 - Não existe substituto para o sangue
O sangue não pode ser produzido artificialmente - logo, quem precisa de sangue em emergências ou tratamentos depende exclusivamente da doação.
3 - Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado
Uma pessoa adulta, possui em média cinco litros de sangue, e em uma doação são coletados no máximo 450 ml - ou seja, menos de 10%. Este volume é reposto em 24 horas pelo organismo.
4 - Ajudar outras pessoas faz bem para você também
Tanto quem recebe quanto quem doa sangue é beneficiado. A solidariedade é uma troca: psicologicamente, a sensação de fazer o bem aos outros afeta positivamente o autor da ação.
Comments