Com a preocupação das pessoas cada vez mais em alta com relação a estilo de vida saudável, surgem algumas dúvidas. Uma delas é sobre o consumo de alimentos orgânicos, que são mais saudáveis. Mas qual a diferença entre um alimento orgânico e aquele que compramos sem essa certificação?
Alimentos orgânicos e convencionais: qual a diferença?
O alimento orgânico é livre de agrotóxicos, componentes químicos que são prejudiciais à saúde. Essas substâncias também são chamadas de defensivos agrícolas ou agroquímicos, bastante utilizadas nas plantações para evitar insetos, doenças ou plantas daninhas.
No entanto, descobriu-se que houve um aumento na quantidade de agrotóxicos usados e eles passaram a ser prejudiciais para a saúde, podendo motivar o desenvolvimento de diversas doenças como câncer, depressão, Mal de Parkinson, entre outras. No Brasil é permitido o uso de diversos agrotóxicos que em outros países, são proibidos.
Pensando na saúde e na longevidade, é importante sim que as pessoas consumam alimentos orgânicos sempre que puderem. Além disso, consumir produtos orgânicos incentiva pequenos produtores locais que oferecem alimentos mais nutritivos, frescos e com mais sabor.
Comments