O Brasil infelizmente é um país de sedentários, cerca de 100 milhões de brasileiros sofrem com o sedentarismo segundo o IBGE.
A falta da atividade física pode levar a obesidade e a outras doenças graves, e é necessário gastar em média 300 calorias por dia para sair do sedentarismo.
Abandonar o sedentarismo não é das tarefas a mais fácil, mas é preciso ter determinação, força de vontade e principalmente começar aos poucos. Muitos desistem no meio do caminho pois mudam drasticamente a rotina e os hábitos, o recomendado é iniciar devagar para que se possa acostumar com as mudanças.
Veja alguns dos benefícios para te convencer a sair do sedentarismo:
1. Melhora a circulação
O retorno venoso é aprimorado com a ajuda da boba muscular, o coração ajusta a circulação arterial, e a função respiratória.
2. Combate a osteoporose
Estudos comprovam que os impactos ao fazer exercícios são benéficos para a resistência dos ossos.
3. Ânimo
Fazer atividades físicas libera um hormônio chamado endorfina, que é responsável pela sensação de bem estar e prazer.
4. Melhora a insônia
O cansaço dos exercícios ajuda o corpo a relaxar e a pegar no sono mais facilmente durante a noite.
5. Prevenção de doenças cardíacas
Controla a pressão arterial, e por isso previne doenças que afetam o coração.
6. Previne e melhora a diabetes
Com a prática de se exercitar o corpo acaba por produzir maior quantidade de insulina, sendo benéfico tanto para diabéticos quanto para a prevenção da doença.
7. Previne a trombose
O sedentarismo favorece os coágulos sanguíneos nas pernas, com a prática de exercícios a circulação do sangue é estimulada prevenindo naturalmente esse problema.
8. Previne a depressão
Alguém que tem predisposição à depressão pode ter mais chances de adquirir a doença quando é sedentário, pois se entrega mais facilmente a vícios como o alcoolismo por exemplo. A prática regular de atividades físicas ajuda como um coadjuvante no tratamento, além de melhorar a autoestima.
Comments