Fazer trabalhos manuais é um passatempo muito interessante com o qual podemos exercitar o cérebro. Está provado que são uma grande terapia para combater o estresse e a depressão, uma vez que aumentam a sensação de bem-estar e promovem o relaxamento.
Sua prática regular melhora o desenvolvimento de habilidades motoras finas, criatividade e até mesmo a autoconfiança e a autoestima.
Além disso, é uma maneira de sair da rotina diária e de se desconcentrar dos problemas que nos causam angústia, ansiedade e outras emoções pouco saudáveis.
Quais são os benefícios dos trabalhos manuais para o cérebro?
O artesanato é uma terapia relaxante que ajuda a melhorar a saúde mental, o bem-estar e a atividade cerebral.
Aqueles que os praticam regularmente se concentram com mais facilidade e aumentam sua capacidade criativa e imaginativa.
Em um levantamento realizado pela Betsan Corkhill com 3545 artesãos, permitiu-se concluir que o artesanato e os jogos mentais têm qualidades que são benéficas para o desenvolvimento do cérebro e da saúde emocional.
Tais tarefas melhoram o humor e a comunicação social, ajudando a construir a confiança.
Isso é porque levam ao relaxamento e impõem um desafio para o cérebro, que tem que trabalhar para resolvê-los da melhor maneira.
Na prática, os cinco sentidos são aguçados e as habilidades motoras são fortalecidas, especialmente nas mãos.
De acordo com dados da pesquisa, 50% dos entrevistados disseram que tecer aumenta seu sentimento de felicidade e relaxamento.
Além disso, a maioria concordou que a prática os ajuda a reduzir o estresse e aumenta sua capacidade criativa.
O estudo encontrou uma relação significativa entre a quantidade de vezes da prática da atividade manual e o humor do indivíduo.
Os artesãos que fazem o seu trabalho três ou mais vezes por semana se sentem mais calmos, felizes e menos ansiosos do que aqueles que fazem menos.
Comments