A queda capilar é algo normalmente comum, mas em excesso é um sintoma que pode representar algum problema no couro cabeludo ou no organismo como um todo.
Confira algumas causas da queda capilar:
Genética
A alopecia androgenética é um tipo de calvície com causas genéticas. Nesse caso, uma enzima converte a testosterona em DHT, uma molécula que faz o folículo capilar reduzir de tamanho.
Para os homens, o processo de queda capilar é mais intenso e acomete principalmente a região frontal e a coroa. Nas mulheres, o mais frequente é afetar o centro do couro cabeludo.
Síndrome metabólica
A síndrome metabólica é a junção de problemas como:
Diabetes;
Hipertensão;
Obesidade;
Triglicérides altos.
Essas doenças podem impactar os vasos que irrigam o couro cabeludo, ou seja, o sangue não chega como deveria e isso causa uma nutrição inadequada da região.
Cigarro
As substâncias tóxicas presentes no cigarro podem enfraquecer o cabelo, levando também a uma degeneração dos vasos sanguíneos do couro cabeludo.
Anemia
A deficiência de ferro provoca uma redução na concentração de hemoglobina, proteína presente no sangue responsável pelo transporte de oxigênio. Esse déficit gera cansaço, palidez e queda de cabelo.
Existem diversos outros fatores que causam a queda capilar, para um diagnóstico correto é necessário a procura de um médico especializado.
Comments