É provável que você tenha observado o tomate e se perguntado: “é uma fruta ou um legume?”.
E essa é uma dúvida bem comum, pois a verdade é que classificar alguns alimentos pode ser mais complicado do que parece.
Como saber diferenciar?
Frutos
O fruto é o ovário maduro da flor das angiospermas. Após o processo de fecundação, o ovário da flor desenvolve-se e forma o fruto, e os óvulos, as sementes.
Os frutos têm como função proteger as sementes e auxiliam na dispersão delas. Eles possuem uma parede denominada de pericarpo, que pode apresentar-se de forma mais desenvolvida, bastante carnosa e suculenta, ou ser seca.
São exemplos de frutos: abacate, pepino, uva, laranja, abóbora, tomate, maracujá, uva, limão, berinjela, pimentão, kiwi e o pêssego.
Frutas
A forma correta seria “frutos”, pois o termo fruta é apenas uma expressão popular, portanto não difere dos alimentos anteriores. Ele é usado para identificar frutos que possuem normalmente sabor adocicado e são comestíveis.
Um caso curioso é o do morango: nem todo mundo sabe que ele é, na verdade, um falso fruto. O que nós comemos é só uma parte da flor – o receptáculo -, que fica carnoso e cheio de suco depois da fecundação. Os verdadeiros frutos do morango são os pequenos grãos ao redor da sua casca vermelha, que passamos a vida imaginando ser suas sementes.
Legumes
Os legumes são vegetais que possuem frutos comestíveis; Esses podem ser desenvolvidos na parte exterior ou abaixo da terra, mesmo que apenas as folhas fique expostas.
Podem ser consumidos de diversas formas: crus, cozidos, fritos, no vapor, entre outros.
Alguns legumes podem também ser considerados frutos, o que os diferencia é que no termo popular “fruta”, são considerados aqueles com o sabor adocicado.
São exemplos de legumes: abóbora, beterraba, pepino, berinjela, cenoura, batata, rabanete.
Verduras
As verduras são as mais simples e fáceis de entender. Verdura nada mais é do que folhagem comestível, as famosas hortaliças. Podem ser folhas, flores, plantas botões ou hastes. Ser verde e não possuir sementes é quase uma garantia para identificar as verduras.
São exemplos de verduras: alface, couve, rúcula, repolho, coentro, espinafre, orégano, hortelã.
Raízes
Há também as raízes, que não deixam de ser frutos e legumes que se encaixam também nessa categoria. São basicamente a parte mais importante da planta que a mantém viva e saudável no solo.
São exemplos de raízes: cenoura, mandioca, beterraba, gengibre, inhame, rabanete.
Por fim, vale lembrar que legumes, verduras, raízes e frutas são as divisões mais amplas das hortaliças. É possível ir além e classificar subcategorias dentro dessas categorias.