Você sabia que sentir sede pode ser um sinal de que você está desidratado? A água é fundamental para que o corpo exerça suas funções vitais. Assim, a falta dela pode ocasionar diversos problemas para o organismo, entre eles a desidratação.
A desidratação ocorre quando os líquidos perdidos pelo corpo durante o dia não são repostos por meio da ingestão de água. Dessa forma, ao perder muita água, o corpo fica fora de equilíbrio e desidratado.
Porém, antes disso acontecer, o organismo dispara alguns sinais para alertar que você está bebendo pouca água. Você sabe quais são?
Dores de cabeça
Você já teve episódios de dores de cabeça ou enxaqueca sem saber o motivo? A dor de cabeça é o primeiro sinal aparente do corpo avisando que você está desidratando!
Ela ocorre porque a falta de água no organismo acaba diminuindo o fluxo sanguíneo e impedindo a circulação de oxigênio nas extremidades do corpo. Assim, o cérebro também recebe menos oxigênio, fazendo com que seus vasos sanguíneos dilatem, inflamem e inchem, causando a dor de cabeça.
Cansaço, mau humor e indisposição
Sentir cansaços repentinos, mudanças de humor constantes, ficar indisposto frequentemente, assim como ter dificuldade de concentração e diminuição na produtividade podem ser sinais que seu corpo está dando para você beber mais água.
Metabolismo lento
Manter-se hidratado acelera o metabolismo, auxiliando no gasto energético e até mesmo na perda de peso, quando combinado com bons hábitos alimentares e a prática de atividades físicas.
Dessa forma, não beber água reduz a capacidade metabólica do corpo, fazendo o organismo trabalhar mais lentamente.
Prisão de ventre
Além de tornar a digestão mais lenta e pesada, a falta de água no organismo pode ocasionar acúmulos no intestino grosso, provocando constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre.
Boca e pele seca
Sintomas visíveis de desidratação, pele e boca seca mostram que você precisa urgentemente de água.
Para a pele, a baixa ingestão de água causa perda de elasticidade, além de prejudicar a produção adequada de suor, impedindo que impurezas e toxinas sejam eliminadas do organismo. A água também lubrifica a mucosa da boca e da garganta, evitando secura excessiva e mau hálito.
Dores nas articulações
A água também funciona como um lubrificante entre as articulações, auxiliando na realização de movimentos e na proteção contra o desgaste.
A falta do líquido nessa região pode aumentar o atrito entre os ossos, causando dores e limitação de movimentos.
Muita sede
Se você está sentindo sede, você está desidratado. Por isso, não espere sentir sede para beber água.
Commenti